MISSÃO

Nossa missão é preparar o educando para exercer seu papel na sociedade, comprometido como cidadão, com resolução dos problemas sociais e preparado para superar os desafios da vida educacional;• Nossa missão é preparar o educando para exercer seu papel na sociedade, comprometido como cidadão, com resolução dos problemas sociais e preparado para superar os desafios da vida educacional;

Nossa visão é ser a melhor instituição para aprender a conhecer, aprender a aprender, aprender a viver junto e aprender a ser, focando as potencialidades de cada indivíduo, professor ou aluno, estimulando-os a agir com autonomia, discernimento e responsabilidade;• Nossa filosofia de ensino busca a construção interativa do saber e da curiosidade, por meio da ampla interação professor-aluno. O aluno é a razão de ser da instituição e deve ser preparado para atender as solicitações da sociedade;

Nossos valores são: respeito aos alunos, aos colegas e à comunidade; busca da transparência de objetivos nos atos administrativos; ética nos relacionamentos e procedimentos; liberdade de pensar e falar, a disponibilidade de ouvir e comprometimento para ensinar e aprender.

Metodologia Pitágoras

O projeto pedagógico Pitágoras está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o que o torna um instrumento de suporte para a prática educacional vivida dentro das escolas.

Trabalhamos com uma Metodologia própria que envolve as questões: “como se aprende”, “como se ensina”, “por que se ensina” e “o que se ensina”. Nossas ferramentas de ensino incentivam o aluno a querer aprender e a ser protagonista de sua aprendizagem.

Essas questões apresentam bases científicas e epistemológicas que asseguram o nosso compromisso com a formação integral dos estudantes das escolas parceiras.

Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, optamos por uma concepção de ensino e aprendizagem fundamentada nas orientações dos documentos legais, realçando características do sociointeracionismo.

Já no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio, optamos por uma linha pedagógica focada nas habilidades e competências necessárias para a educação permanente, planejada para que o estudante tenha a completa preparação para os exames seletivos, para o mundo do trabalho e para uma educação empreendedora.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil propicia condições para o desenvolvimento integral das crianças em que os aspectos social, físico, estético e moral interagem com o intelectual.

Nessa perspectiva, o processo ensino-aprendizagem se faz em atividades cotidianas, como brincadeiras e também naquelas provocadas por situações pedagógicas intencionais, orientadas e mediadas pela professora, tornando-as significativas.

ensino fundamentaL

Após passar pela a etapa da Educação Infantil estruturada pelas interações e brincadeiras, as crianças iniciam a etapa do Ensino Fundamental, a qual introduz uma nova estrutura em sua vida escolar baseada em disciplinas. Constituída de nove anos, esta etapa é dividida em dois períodos: anos iniciais (1º Ano ao 5º Ano) e anos finais (6º Anoao 9º Ano).

Para que estas novas mudanças introduzidas no Ensino Fundamental possibilitem a melhoria na escolarização dos estudantes, se faz necessário um olhar atento ao desenvolvimento infantil para que a aprendizagem aconteça observando as peculiaridades da idade e os Direitos das Crianças que são assegurados pela Constituição Federal, pelo
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

O Ensino Fundamental – Anos Iniciais é organizado em cinco anos de escolarização e busca valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, vivenciadas na etapa anterior. Além da ludicidade, situações concretas são estratégias norteadoras para o processo de aprendizagem.

No que tange aos anos finais do Ensino Fundamental, o mesmo se organiza em continuidade aos anos iniciais. Nesta fase de escolarização, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, os quais envolvem conhecimentos sistematizados, próprios de cada componente curricular. Nos anos finais se faz necessário o fortalecimento da autonomia  dos estudantes por meio do acesso e interação crítica com os diferentes conhecimentos e informações.

Entre os aspectos marcantes que necessitam de especial atenção na etapa do Ensino Fundamental é a transição da  educação Infantil para o Ensino Fundamental e dos anos iniciais para os anos finais. O processo de transição pauta-se em um acolhimento afetivo que garanta segurança e pertencimento a nova organização escolar (diversidade de horários e tempo escolar, encaminhamentos metodológicos, número de professores, entre outras), tarefa a ser desenvolvida por toda a equipe, tanto da instituição de origem como da instituição de destino,

Outro aspecto importante a ser observado na transição é a continuidade do trabalho pedagógico, pois a criança e/ou
adolescente precisa compreender que os conhecimentos adquiridos em etapas anteriores são a base para os novos
conhecimentos. Esse processo de continuidade promove o interesse do estudante e sinaliza um ponto de partida para o trabalho do professor

ensino médio

o Ensino Médio permite que o aluno tenha uma sólida formação acadêmica. Os livros são organizados em módulos e divididos por área do conhecimento, de acordo com a Matriz de Referência do Enem. Isso possibilita a escolha da configuração mais adequada para o Ensino Médio da escola. As atividades propostas  concretizam uma educação de qualidade, focada nos principais processos seletivos do país.

ContatO

secretaria@colegioninimourao.com.br